Referência
KRAHE, Elisabeth Diefenthaeler. TAROUCO, Liane Margarida Rockenbach. KONRATH, Mary Lúcia Pedroso. Desafios do trabalho docente mudança ou repetição. 2006. Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Brasil.
Este trabalho levanta as questões:
O uso de novas tecnologias na educação diferencia ou apenas repete o ensino tradicional?
O uso da informática nas escolas muda a maneira do aluno reagir às disciplinas lecionadas?
Trabalho docente
O ensino de qualidade envolve as variáveis:
Organização inovadora, aberta, com um projeto pedagógico coerente, dinâmico, participativo e inovador.
Infraestrutura adequada, atualizada, confortável com tecnologias acessíveis, disponíveis e adequadas.
Profissionais preparados intelectual, emocional, comunicacional e eticamente e com boa remuneração.
Condições de trabalho adequadas para estes profissionais.
Tempo para os profissionais pesquisarem e estudarem.
Desafios do cotidiano do trabalho docente frente as NTIC
As novas tecnologias de informação e comunicação (NTIC) abrem um grande leque de possibilidades para a organização da aula, porém há o desafio de encontrar tempo para conhecê-las, atualizar-se e planejar o seu uso. Mais complicado ainda é integrar-se com outros profissionais de ensino para a aprendizagem global e interdisciplinar.
Não há formação profissional nem espaços físicos apropriados para o que se é exigido da educação atualmente.
O exercício da profissão de professor exige que o profissional seja mediador/orientador. A partir deste viés o professor deve ser facilitador, incentivador e mediador da aprendizagem dos alunos.
Mediação pedagógica e o papel do professor como mediador/orientador
Os princípios norteadores à prática pedagógica
Integração com novas tecnologias, metodologias e atividades, aproximando as diversas mídias existentes.
Variar a forma e as técnicas utilizadas em sala de aula e fora dela, improvisando e não deixando assim tudo monótono e previsível.
Planejar e improvisar quando necessário, ajustando o planejado às circunstâncias da prática.
Valorizar a comunicação virtual e os aspectos de presença e distância.
A mediação pedagógica tem estratégias convencionais e novas tecnologias
Convencionais:
Apresentação simples, desenhos, deslocamento físico, tempestade cerebral, dramatização, jogos de empresa, estudos de caso, estágios, excursões, aulas práticas, visitas a locais de atividades profissionais, dinâmicas de grupo, aulas expositivas, leituras, ensino com pesquisa ou por meio de projetos e uso de recursos audiovisuais.
Estratégias de novas tecnologias:
Aquelas que estão vinculadas ao uso de computador, informática, telemática, e educação à distância. São inclusos também recursos e linguagens digitais que podem modificar o processo de educação através da interação entre sujeitos por intermédio das tecnologias.
Planejamento estratégias pedagógicas
As estratégias pedagógicas são utilizadas para facilitar o aprendizado
As concepções educacionais que embasam as atividades propostas;
A articulação de propostas e/ou atividades desencadeadoras de aprendizagens;
A organização do ambiente físico;
O planejamento de ações e
O tipo e a forma como o material é utilizado.
Experiências com uso de computadores e laboratórios em escolas
O uso da informática amplia os horizontes da sala de aula, porém é necessário planejamento para sua utilização.
A pesquisa efetuada mostrou que não uniforme o nível tecnológico entre as máquinas das escolas pesquisadas e seu uso é bastante diferenciado, contudo na maioria dos casos, a utilização é feita no intuito de organização de trabalhos escolares dentro do conteúdo programático das aulas.
Considerações finais
A conclusão das pesquisadoras foi que as estratégias educacionais devem ser repensadas, os professores devem amadurecer intelectual e emocionalmente e que a formação permanente dos docentes é imprescindível para o desenvolvimento da educação com as novas tecnologias de informação e comunicação, para assim exercer a função cobrada pela sociedade de mediador/orientador.
Nenhum comentário:
Postar um comentário