terça-feira, 19 de junho de 2012

a arte da comunicação


O mercado de trabalho está em constante mudança, porém as exigências dele são imutáveis: saber administrar conflitos, trabalhar em equipe, usar perfeitamente a linguagem oral e escrita, ter bom nível de inteligência emocional. No entanto, as empresas em geral não se preocupam em ensinar isso, pois é oneroso o treinamento.
Essa exigência nos faz precisar cada vez mais dos especialistas e é do trabalho de um deles que se refere esse resumo.
A comunicação é a peça chave para vencer a competição do mercado. Isso fica muito claro até mesmo em entrevistas de emprego, onde, por vezes, o profissional mais capacitado é descartado por não se comunicar corretamente, ou mesmo quando temos ideias brilhantes que podem ser descartadas quando nos expressamos erroneamente.
A arte da boa comunicação não é necessária apenas no trabalho, pois onde há mais de uma pessoa deve existir comunicação, porque o homem é um ser social.
A inteligência emocional quando devidamente madura desenvolve o potencial intelectual das pessoas. Esse amadurecimento é um processo de evolução moral, onde é necessário empatia, domínio da agressividade, serenidade e competência, saber dominar e combater as fraquezas, tolerar a inveja, ou seja, mergulhar onde há risco e anular as contrariedades e frustrações.
A inteligência emocional ajuda a preservar o sentimento de ousadia, perseverança, disciplina, perder o medo do fracasso, pois somente que tenta que pode errar. Portanto, o sucesso na vida individual e profissional depende muito mais do vigor emocional que das habilidades e competências adquiridas por meio de técnicas que são ensinadas.
A criatividade é muito importante na vida profissional. Porém, de grosso modo, as pessoas tem medo de serem punidas por errar e com isso não se movem, instalam-se em suas “zonas de conforto” e, portanto nada se modifica.
Contudo, as empresas buscam aqueles que não temem o erro e são criativas para poderem lucrar mais com as inovações tecnológicas que podem ser criadas em suas dependências. Todavia, o profissional deve ser amável, diferenciado por sua postura emocional e técnica, em relação aos clientes. Pois não é apenas com inspiração e criatividade que se alcança o sucesso, mas com muita transpiração. Para se alcançar o sucesso faz-se necessário uma equipe interessada e unida, fazendo competentemente aquilo que gosta.
O sucesso exige bom nível de comunicação na língua pátria, sabedoria nas escolhas, criatividade, facilidade de expressão, constante atualização, estudo e aperfeiçoamento, responsabilidade, trabalho em equipe e postura individual representativa para com os clientes.
Para se conseguir o sucesso, antes de mais nada, é preciso buscar oportunidade de se encaixar no mercado de trabalho, preparar-se muito bem, conhecer as exigências, motivar-se constantemente e manter-se apto a ocupar a vaga que está a disposição.

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